A casa do Gaiato é uma instituição social privada, fundada pelo Pai Américo, em 1940.
Em Moçambique a Casa do Gaiato situa-se na província de Maputo, concretamente no distrito de Boane, a sensivelmente 60km da cidade de Maputo.
A Casa do Gaiato resgata recém-nascidos, crianças e jovens encontrados a viver em condições desumanas, e leva-os para um ambiente familiar, seguro, onde são colocados na escola, alimentados, e praticam actividades com foco no desenvolvimento de novas habilidades e novos negócios.
As crianças da casa do Gaiato não são resgatadas somente em Moçambique, mas também nos países vizinhos como: Suazilândia, África do Sul e Zimbabué.
O papel da instituição é educar essas crianças em um ambiente seguro, cercado pela natureza e prepará-las da melhor maneira possível para a vida adulta, o que é feito analisando o potencial de cada uma delas e orientando-as para isso. Alguns buscam estudos universitários, outros frequentam uma escola profissional, outros tentam obter um estágio com a ajuda da Irmã Quitéria, que organiza esses estágios perto de alguns amigos da instituição, como a Mozambikes.
Este meio de transporte vai servir, entre outras coisas, para os meninos cumprirem as suas tarefas mais rápido e deixarem de se deslocar a pé. Ao passarem a fazê-lo numa bicicleta, tornam-se mais autónomos e conseguem ajudar os seus irmãos e a Instituição.
Esta Campanha fornecerá:
- 50 Bicicletas
- Transporte
- Peças suplentes e acessórios
- Caixa de ferramentas
- Treino sobre cuidados, mecânica e manutenção de bicicletas