Quelimane, também conhecida por cidade das bicicletas, é a capital da província da Zambézia, no centro de Moçambique.
O analfabetismo, o desemprego e a criminalidade são alguns problemas sonantes que afectam, com maior incidência aos jovens.
A rede de transportes públicos e urbanos é deficitária e precária visto que as condições urbanas não favorecem. Grande parte das vias de acesso de Quelimane não estão asfaltadas e apresentam-se esburacadas.
Os bairros de Quelimane distam entre 3 a 10 km do centro da Cidade, por isso, todos os dias, estudantes, funcionários públicos e privados, comerciantes, etc. utilizam-se do ciclo-taxi para fazerem-se ao seu destino e realizarem outras tarefas que requeiram o suporte da Bicicleta como por exemplo o transporte de mercadorias, materiais de construção, mobiliários, etc.
Todavia, as bicicletas têm se apresentado como meios altamente eficazes e acessíveis no transporte de pessoas e bens constituindo, igualmente, uma alternativa de auto emprego, sobretudo para os jovens, e alívio à pobreza através da oferta de serviços de ciclo-taxi.
Esta campanha visa angariar 10 bicletas para 10 jovens empreendedores com um projecto de ciclo-taxi denominado Nginga. Nginga pretende ser uma Empresa Social de prestação de serviços de ciclo-taxi, assistência mecânica, venda de acessórios para bicicletas e treinamentos aos ciclo-taxistas locais.
Esta campanha fornecerá:
• 10 Bicicletas
• Transporte
• Peças Suplentes e Acessórios
• Treino básico sobre cuidados e manutenção de bicicletas