Estudantes de Makassa caminham em busca de Educação a 13 km de distância – Distrito de Rapale
A comunidade de Makassa está localizada no distrito de Rapale, a cerca de 13km da cidade de Nampula. Para chegar à localidade é preciso percorrer 7 km por uma estrada de terra batida.
Makassa, assim como outras comunidades nos arredores de Nampula, com características manifestamente rurais, é uma zona de casas dispersas e pouca concentração de habitantes. As casas são feitas de materiais locais, como pequenas fileiras de ramos e capim.
A actividade primordial é a agricultura, no entanto, as terras não são muito férteis e estão bastante saturadas, pelo que o cenário do dia-a-dia é de pobreza. Os habitantes vivem principalmente do cultivo de mandioca e da produção de carvão. A povoação de Makassa não possui água potável, de modo que a água consumida pelos seus habitantes provém de poços tradicionais ou pequenos riachos, ambos não tratados.
A nível social há um grande número de divórcios. Por ser uma zona matriarcal, as crianças ficam maioritariamente na família da mãe. Estes filhos tendem a ter que dar mais apoio à mãe o que dificulta a frequência escolar e muitas vezes resulta em abandono escolar e também em casamentos prematuros.
As graves condições económicas das famílias repercutem-se no acesso à educação. A Escola Primária Completa onde estudam as crianças de Makassa da 1.ª à 7.ª classe possui um edifício de alvenaria com 4 salas de aula e uma sala destinada à Direcção.
No final da educação primária, a maioria dos alunos continuam os seus estudos na Escola Polivalente São João Baptista do Marrere, a uma distância de 2 horas a pé por caminhos de terra e corta-matos. A Escola Polivalente São João Baptista do Marrere está integrada numa missão de padres católicos, onde também existe um hospital e duas escolas de formação profissional.
Esta Campanha fornecerá:
- 15 Bicicletas
- Transporte para a remota vila de Teacane, no Norte de Moçambique
- Peças Suplentes e Acessórios (Lanterna, Bombas, ferramentas e kit de remendos)
- Treino básico para todos os 15 alunos em mecanica e manutenção de bicicletas