Desde 2017 que o CAM trabalha para adoptar uma abordagem de género em todas as suas áreas de intervenção. Paralelamente, em 2018 iniciou um programa de formação contínua, envolvendo 11 mulheres líderes nas comunidades do Distrito de Caia, graças ao apoio do Grupo de Mulheres de Partilha de Ideias de Sofala - GMPIS.
As capacitações centram-se nos conceitos e temas relacionados com o género e igualdade de oportunidades. Estas mulheres trabalham também para fazer réplicas e micro-acções a nível comunitário destinadas a promover estas acções. Para o treinamento, são utilizadas metodologias participativas e técnicas que permitem a auto-formação e o fortalecimento das habilidades e motivações para a acção.
Estas mulheres, que então representam uma “antena móvel”, para a comunidade, propondo e desenvolvendo:
• Actividades de sensibilização sobre direitos das mulheres e saúde, organizadas em colaboração com o grupo teatral mães para mães, a associação Mbaticoyane, que opera na área da saúde, a administração distrital e outras;
• Ligações com recursos que operam na área de serviços sociais, de saúde e defesa das mulheres, oferecendo às mulheres nos bairros informações sobre serviços ativos pela administração local e associações locais ou internacionais que operam no distrito;
• Actividades de aconselhamento sobre violência de género ou, mais genericamente, sobre os direitos das mulheres.
No final do curso, as 11 mulheres vão criar um grupo de activistas, que vão trabalhar nos três postos administrativos do distrito de Caia, atingindo também, graças ao uso da bicicleta as comunidades mais periféricas.
Esta campanha fornecerá:
• 11 Bicicletas
• Transporte
• Peças Suplentes e Acessórios
• Treino básico sobre cuidados e manutenção de bicicletas