Dombe é uma localidade que está situada no meio rural do distrito de Sussundenga, na região centro de Moçambique, a 145 km de Chimoio, cidade capital da província de Manica.
O distrito de Sussundenga conta com uma área de 7057 km², e segundo dados do último senso feito, o distrito conta com 87,9 mil habitantes, na sua maioria falam língua local, o Ndau.
A pastorícia e a agricultura familiar são as principais fontes de rendimento da população do distrito de Sussundenga. No primeiro trimestre do presente ano, o posto administrativo de Dombe foi fortemente afectado pelo Ciclone idai, que fez vitimas em quase toda região central do país.
Dombe está passar por uma situação difícil devido aos danos causados pela passagem da calamidade que deixou muitas famílias desalojadas, dados confirmam mais de 450 mortos, e elevado número de feridos e desaparecidos, para além de danos irreparáveis às estruturas da região.
A comunidade perdeu praticamente toda produção agrícola e o gado de criação, que eram a principal fonte de rendimento das famílias. Actualmente, os residentes da localidade de Dombe percorrem longas distâncias, porque devido a passagem do ciclone, tudo passou a ser longe devido a intransitabilidade de algumas vias.
Em Dombe, existem duas escolas secundárias, uma pertencente ao Estado (Escola Secundária de Dombe), que lecciona da 8ª a 10ª classe. E a outra é Escola Secundária Comunitária Divina Providência de Dombe, pertencente à Missão de Dombe que lecciona de 8ª a 12ª classe com 647 alunos. Apesar de existência de internatos na escola secundária comunitária, 45% dos alunos caminham em média cerca de 13 km ida e volta para concretizar a frequência escolar.
Activistas comunitários que para providenciar cuidados de saúde através da campanha móvel de combate a malária e outras doenças, percorrem distâncias acima de 24 km.
A Helpo, em parceria com a Missão de Dombe, Centro de saúde do posto administrativo e o Governo provincial estão directamente no terreno a providenciar apoio de resposta à situações de emergência. A campanha tem como objectivo apoiar a comunidade mais afectadas com um meio de transporte, a bicicleta e assim facilitar-lhes o acesso à educação, clinicas, machambas ou mesmo na busca de água e lenha para as suas famílias, tentando fazer com que o seu dia-a-dia seja menos difícil.
Esta campanha fornecerá:
• 60 Bicicletas
• Transporte
• Peças Suplentes e Acessórios
• Treino básico sobre cuidados e manutenção de bicicletas.